Falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho vem sendo, cada vez mais, uma característica interna bastante abordada pelo setor de pessoas de várias organizações empresariais.
Muito citada durante o período pós pandêmico, trazer um ambiente saudável para dentro das cooperativas beneficia não só os colaboradores, mas também os responsáveis pela empresa. Fomentar o diálogo entre as equipes, principalmente entre os gestores, é uma forma estratégica e humanizada de fazer com que os fluxos internos estejam sempre bem alinhados e que não haja nenhum tipo de desaproveitamento.
Combater sintomas como o estresse excessivo, ansiedade e depressão entre os colaboradores é poder alinhar todo o seu sistema empresarial dentro de um escopo de trabalho mais saudável e responsável, se tornando assim referência no seu nicho e até mesmo fora dele. Valorizar a vida, imersa nas mais diversas esferas sociais, contribui para um ecossistema interno e externo favorável a todos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada 1 dólar investido pelas companhias em psicólogos e terapeutas, há um retorno de 4 dólares na produtividade deste colaborador. Ainda de acordo com a OMS, distúrbios como a depressão e a ansiedade geram um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano à economia global devido a baixa de produtividade causada.
Mas afinal, qual o grau de responsabilidade que uma empresa deve ter com a saúde mental de seus colaboradores?
Proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas envolvidas em seus projetos corporativos é, além de um ato de respeito, uma forma de melhorar ainda mais o setor de pessoas, aqui estão alguns indicadores que comprovam isso:
Desta forma, você irá evitar determinadas situações que, de acordo com a Associação Integrante da International Stress Management Association no Brasil (ISMA BR), fazem parte da nossa atual realidade.
Vale salientar que a síndrome de burnout, também conhecida como esgotamento profissional, é uma doença que surge após o trabalhador passar por diversas situações desgastantes dentro do ambiente de trabalho e que muitas vezes acontece devido a sobrecarga ou competitividade excessiva. Não permita que o seu ambiente de trabalho chegue a tal ponto, cuide dos seus trabalhadores como as pessoas que eles são.
Dito isto, que tal aprender a como promover ações voltadas para a saúde mental no ambiente de trabalho?
Fomentar o diálogo e melhorar o ambiente de trabalho é de responsabilidade gerencial. Entre em contato com o seu setor de pessoas e formule maneiras e ações estratégicas e humanitárias para que os seus colaboradores se sintam cada vez mais à vontade no seu dia a dia. Lembre-se, estamos todos juntos nessa.