A estratégia está presente no nosso dia a dia. Periodicamente fazemos uso desta útil ferramenta para tarefas simples: pensar como chegar ao trabalho, marcar um encontro, organizar tarefas. No meio empresarial a estratégia acontece de forma semelhante e acaba sendo de vital importância diante dos processos organizacionais, pois ela direciona o estrategista com mais assertividade pelos caminhos a serem seguidos.
Pensar antecipadamente, construir um cenário possível, seguir a partir de metas e projeções de resultados faz com que a empresa tenha menos surpresas e entregue um trabalho de qualidade. Tentar mapear os diferentes acontecimentos e preparar a equipe para o que poderá ser feito antevendo determinados fatos também faz parte da lista de atitudes de um estrategista.
Quando chega o momento da prática e direcionamento dos projetos cabe ao gestor equilibrar e dimensionar o uso das ideias em consonância com as definições estratégicas previamente analisadas e estabelecidas. É notório que o crescimento e desenvolvimento de uma empresa estão diretamente atrelados à capacidade de acertar seus planos ao que o cliente espera encontrar e até mesmo antecipar tendências. Sobretudo o cliente interno, que deve estar alinhado para oferecer as melhores alternativas e garantir eficiência nas ações.
Por exemplo, como fazemos aqui na NordesteBoi: parte do nosso planejamento estratégico se baseia na interdisciplinaridade e livre comunicação entre setores. Acreditamos que o diálogo é tanto a fundação quanto as vigas de sustentação para qualquer relação humana.
Um entendimento ampliado (macro visão) de como cada setor funciona organicamente dentro da nossa cadeia produtiva, suas dores, necessidades, função estratégica e importância não só por quem o integra, mas por quem com ele interage, é fundamental para que se traga à prática os objetivos desenhados e traduza-se, ao final do processo como uma trajetória de crescimento e um serviço de qualidade ofertado ao cliente final.
Mas é claro, indiretamente pois o processo interno não aparece para o público, ele está na base de tudo, imperceptível, mas pode definir o sucesso de um projeto. Seja de forma tradicional, nos movimentos “organizadamente subversivos”, ou até mesmo na vida pessoal, a estratégia tem o poder de adaptar-se a qualquer situação. Ela pode não ser a solução, mas constrói um caminho possível.