Quando pensamos em logística, imediatamente relacionamos o tema a distribuição e entregas de mercadorias. Porém, a sua importância vai muito além disso, pois uma gestão de logística eficiente na cadeia de suprimentos é capaz de reduzir perdas e oferecer um melhor armazenamento a eles, integrando os setores da empresa. Além disso, ela também diminui os custos de produção.
Com isso, problemas e gargalos diversos que podem surgir durante o processo interferindo ou até mesmo inviabilizando a realização de um trabalho eficiente podem ser evitados. Tais melhorias agregam ao setor benefícios que se tornam cada vez mais notáveis:
É possível terceirizar os serviços logísticos de uma empresa quando ela não possui logística própria. Caso ela possua, também é possível terceirizar serviços em setores específicos dentro dela.
A escolha entre possuir uma frota logística própria ou terceirizar os serviços logísticos de uma empresa deve ser pautada nos objetivos do negócio, considerando quais consequências o impacto dessa decisão pode causar como um todo na organização.
Quando falamos em logística terceirizada, ela tende a ser mais barata, uma vez que os prestadores de serviço logístico diluem todos os custos de maquinário, mão de obra e tecnologia entre seus clientes e ainda é possível escolher quais serviços a empresa deseja terceirizar. Porém, uma instituição que possui uma operação logística própria, consegue agregar mais valor ao seu capital e à imagem da sua marca.
Se por um lado montar uma operação logística própria demanda investimento em materiais de manuseio de produtos, maquinário, espaço físico, veículos, pessoal qualificado para gestão e operação, transportes, manutenção e tecnologias de gerenciamento, por outro, a adoção deste modelo expressa a ideia de que a empresa possui mais controle sobre o nível do serviço que oferece, pois conhece os seus clientes e produtos exageradamente bem.
E como ninguém conhece os nossos parceiros e clientes melhores que nós mesmos, não faria sentido terceirizar um serviço que executamos com tanta dedicação e maestria. O Grupo Nordeste Boi conta com 18 anos de experiência no mercado alimentício, sendo 15 deles especificamente na área de distribuição de alimentos no mercado pernambucano.
Nós possuímos uma operação logística própria, montada em nossa sede e com nosso próprio capital. Aqui, processamos os pedidos que são efetuados pelo setor de vendas e após isso, separamos os produtos para carregar nossos caminhões e despachar os pedidos para o seu destino.
Com a agilidade deste processo, conseguimos controlar rigorosamente cada etapa, garantindo a qualidade dos produtos destinados ao cliente final. Além de possuir uma frota própria, toda sinalizada, realizamos entregas nas seguintes regiões do estado: Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Mata Sul e Agreste.
Investir em tecnologia é essencial para a otimização de todo o processo logístico do nosso grupo. Graças a ela, nós podemos rastrear em tempo real os veículos que fazem parte da nossa frota, garantindo tanto a segurança dos produtos transportados quanto a dos caminhões e colaboradores. Utilizando este monitoramento ao nosso favor conseguimos garantir o cumprimento de prazos para as entregas, pois sempre que localizamos qualquer tipo de contratempo na rota a ser cumprida, podemos alterá-la para evitar problemas no caminho como engarrafamentos ou acidentes, por exemplo, evitando atrasos.
Além de caminhões, a nossa frota também conta com outros veículos para a execução dos nossos serviços, como por exemplo motoqueiros para despacho de demandas pontuais e demais serviços.
A importância da logística atual vai muito além da simples movimentação de mercadorias. Suas funções são fundamentais para o gerenciamento de estoques, o desenvolvimento de serviços para suprir os requisitos de mercado e a satisfação dos clientes.
O que nós da Nordeste Boi dispomos de qualidade em produtos alimentícios, também possuímos de organização e eficiência quando se fala em logística e distribuição de mercadorias, otimizando a relação custo x benefício para garantir a satisfação dos nossos consumidores. Isso é algo que apenas uma empresa que valoriza o trabalho em equipe, a comunicação, transparência e que está consolidada e em pleno funcionamento há quase duas décadas pode oferecer aos seus clientes e parceiros.