O mês de outubro pode estar chegando ao seu final, mas o seu alerta em relação à prevenção ao câncer de mama não deve ficar restrito ao período desses 31 dias. A instituição de um período no ano dedicado a conversas, debates e conscientização sobre a doença foi um divisor de águas importante para nossa sociedade no que se refere a desmistificação e alerta sobre a saúde pública da mulher.
Em nossa rotina, o mês de outubro é muito relevante, pois é o momento em que expandimos nossos diálogos a respeito do tema em ações internas reforçadoras que nos ajudam a parametrizar nossas ações continuadas de alerta e autocuidado.
Essa, ao nosso ver, é a principal função do Outubro Rosa: jogar luz sobre o tema para que, a partir disso, mudemos nossa rotina e comportamentos tendo em vista uma vida mais saudável durante todos os demais meses.
Apesar de ser a maior atitude preventiva (e dever ser incorporada com regularidade na nossa rotina diária), o exame do toque não é a única ação que podemos ter para lutarmos contra o câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Ministério da Saúde, há outros bons hábitos que podemos incluir no nosso dia a dia e que pontuamos aqui como reforço do diálogo e incentivo a criação dessa “cultura da prevenção”.
ATIVIDADE FÍSICA
É indispensável reforçarmos a importância de incorporarmos alguma atividade física na nossa rotina. Movimentar o nosso corpo é fundamental para nossa saúde como um todo pois equilibra nossos níveis hormonais e fortalecem as defesas naturais do nosso organismo.
Conforme o INCA, a recomendação é que incorporemos pelo menos 30 minutos diários da atividade física moderada com a qual mais nos identifiquemos, inclusive disponibilizando um Guia simples e acessível (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf)
repleto de sugestões de atividades e dicas para conseguirmos alcançar esta vida fisicamente ativa.
ALIMENTAÇÃO
Além de ser fisicamente ativo, nossa alimentação é o nosso combustível, nossa fonte de energia e quem dita as regras para mantermos nossa saúde em dias, portanto é facilmente perceptível enxergar sua importância como parte de um comportamento preventivo ao câncer de mama. Segundo o INCA, o ideal é termos uma rotina alimentar “rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e as bebidas açucaradas”
AUTOEXAME
Por fim, não poderíamos deixar de elencar o autoexame (ou exame do toque) como a ferramenta mais acessível e prática de identificarmos se há alguma alteração física suspeita (nódulos). É mister salientar que o autoexame é apenas o primeiro passo. Ao identificar qualquer sintoma, você deve consultar seu médico imediatamente.
No diagrama abaixo você confere o passo a passo de como realizar o autoexame:
Ame-se, cuide-se, toque-se. Prevenir é valorizar nossa própria vida e nossa vitória começa num simples toque.
————————–
*Com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Ministério da Saúde.