Quem viveu, trabalhou ou empreendeu no Brasil nos últimos anos sabe e sente todos os dias os efeitos da crise que nossa economia enfrenta. Este é o principal desafio que nos obriga – ou impulsiona (?) – a ser assertivos e criativos nas nossas decisões administrativas, seja na nossa vida privada, ou nos nossos negócios.
Apesar do contexto econômico complexo, o varejo local soube trabalhar de forma equilibrada como maneira de continuar a atrair o consumidor, porém eventualmente uma questão se apresenta: está na hora de diversificar os meus produtos?
Neste primeiro momento cabe aqui uma pequena reflexão, apesar de, em alguns artigos dar-se a entender que são a mesma coisa, os conceitos de sortimento e mix guardam algumas diferenças entre si.
O mix, se refere à variedade propriamente dita do seu portifólio de produtos.
O sortimento, um dos principais pilares do trade marketing (seguido pelo preço, promoção e visibilidade) é um conceito do qual lançamos mão para gerenciar de forma assertiva este mix de produtos no ponto de venda físico ou digital montando uma estratégia de ranking de vendas.
Para organizar, à luz do ranking de vendas, e potencializar as conversões é importante não dispor os produtos de forma aleatória e sim ter uma estratégia na qual é primordial conversar com o vendedor, distribuidor, atacadista, entender quais são os produtos mais vendidos e a partir destes dados otimizar a venda por metro quadrado tornando o PDV valorizado e atrativo para o cliente.
Pois bem, para decidir-se favorável ou não ao aumento do seu mix de produtos, é necessária bastante pesquisa e muitos dados que embasem esta decisão, afinal conhecer muito bem seu cliente é fundamental, mas não apenas o seu cliente, como seu comportamento de compra, afinal aumentar seu mix de maneira aleatória (muitas vezes reduzindo o sortimento dos seus PDV’s) resulta na “canibalização” de um produto por outro tendo um resultado negativo frente ao que se esperava.
Após decidir-se pela expansão do mix, o trabalho por meio de parcerias comerciais torna-se fundamental neste processo, especialmente se a expansão caminha na direção de um processo produtivo que não comporta sua operação já estabelecida (ou que sobrecarregará sua estrutura/maquinário e ou equipe).
Esta é a estratégia que abraçamos aqui na Nordeste Boi. Por meio de nossos parceiros conseguimos expandir nosso mix alcançando o poder de realizar não apenas a distribuição de peças bovinas, mas como de outras proteínas animais: aves, peixes e suínos tanto resfriados quanto congelados. Além disso, dispomos de laticínios, embutidos, alimentos defumados e charqueados,
Essa flexibilização de serviços permite um atendimento diferenciado, oferecendo aos clientes de diversos ramos do mercado alimentício eficiência na logística e padrão de qualidade em todos os produtos, otimizando a relação custo-benefício e garantindo a satisfação de nossa carteira de clientes. A variedade de produtos oferecidos também merece destaque e facilita a negociação de quem precisa oferecer mais opções ao seu consumidor final.