Nós sabemos que a concorrência por uma vaga no mercado de trabalho vem crescendo com constância. Temas como “primeiro emprego”, “relação de emprego”, “trabalho”, “procura de emprego” ganharam mais relevância nas pesquisas do Google.
Hoje a gente fez um compilado das dicas que mais gostamos e que circulam nas redes, tentando tocar nos pontos de dúvidas comuns ou de problemas frequentes quando tratamos de empregabilidade e recolocação profissional no mercado de trabalho.
DAS SUAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS
Muita gente se preocupa bastante com o processo seletivo pois essa é a rotina mais frequente de quem está em busca de uma oportunidade: conseguir uma entrevista e ir para a seleção.
Mas lembre-se que cada seleção que você participa é uma vaga em potencial e você já deve comparecer com o espírito de um profissional atuando naquela área pois, caso você passe e seja contratado, aquilo que demonstrou na entrevista será exatamente o que você entregará, então a aposta da empresa em você será validada você se dará bem no seu dia a dia profissional. As dicas são:
• Seja Proativo: não tenha medo de assumir responsabilidades que estejam dentro de suas capacidades, de demonstrar-se atento, disponível e interessado.
• Seja Ético: não adianta vestir uma fantasia para tentar se passar pelo ideal que você imagina ser o procurado pela empresa. Na nossa rotina de trabalho dia após dia nossos verdadeiros valores e crenças são os que acabam por transparecer.
• Seja Automotivado: tentativa e falha fazem parte da rotina de quem está tentando alcançar o sucesso. Retrocessos são normais. Pare, permita-se entender o porquê aquela tentativa não ter dado certo e viver esse momento adverso, mas não fique preso nele. Todos os dias amanhecem com novas possibilidades.
DA PREPARAÇÃO PROFISSIONAL
Além das suas competências internas, profissionalmente também é necessário manter-se aquecido estando assim, sempre preparado para aproveitar as oportunidades que surgirem. Para tanto:
• Mantenha-se atualizado: acompanhe as novidades de sua área profissional para não ficar para trás. Demonstrar que você se interessa pelo assunto com o qual você trabalha é relevante em um processo seletivo.
• Interaja com pessoas da área: é uma boa maneira de manter-se atualizado a respeito das novidades da área e ainda por cima construir uma rede de contatos que podem facilitar sua vida através de uma indicação ou referência.
DA BUSCA POR EMPREGO
Para o processo de busca por oportunidades também temos boas práticas às quais devemos nos manter atentos. Muitas delas já são bastante conhecidas, mas por descuido ou desatenção acabamos nos esquecendo, então é bom sempre relembrarmos:
• Mantenha seu currículo atualizado: às vezes por esquecimento ou preguiça não atualizamos nossas informações nos currículos. Números de telefones ou endereços de e-mail errados são fatais.
• Não atire para todos os lados: nenhum recrutador vai considerar seu currículo para uma vaga com a qual você não apresenta nenhuma afinidade. Você apenas estará perdendo seu tempo e desgastando-se emocionalmente. Foque em áreas e em vagas para as quais você realmente possui aptidão.
• Construa um currículo humanizado: recrutadores cada vez mais buscam entender o ser humano por trás de todo aquele amontoado de dados no currículo. Sabemos que às vezes é difícil preencher tudo em uma página só, mas você deve ser cuidadoso ao selecionar as habilidades necessárias para aquela determinada vaga e abrir um espaço para introduzir habilidades pessoais, preferências e hobbys não relacionados ao trabalho para que a empresa te conheça um pouco mais a fundo.
• Prepare-se para a entrevista: saiba para quem você está aplicando ou até prestando uma seleção. Procure entender a empresa de verdade, saber quem são seus concorrentes, ou os mercados que ela atua. Isso demonstra interesse e vontade. Cuidado com respostas genéricas também, como por exemplo a famosa: “meu objetivo é ajudar esta distinta empresa a melhorar e crescer” ou então “meu defeito é que eu sou muito perfeccionista” (e todas suas variantes). Saiba com quem você está tratando, saiba quem você é de verdade e o que pretende ali. Isso demonstra preparação e segurança.
Por fim, a mais importante dica que encontramos recentemente sobre o assunto é: não surte! Procure entender a realidade econômica e como isso aumentou a concorrência por empregos sabendo que não tem fórmula mágica para conseguir a tão sonhada vaga, mas procure identificar como pode chamar mais atenção para seu currículo ou para suas habilidades.
E nunca desista de tentar.
Sucesso.