A globalização foi um movimento natural da modernidade que influenciou a todos no mercado de trabalho sem restrição, pois qualquer movimento financeiro em uma empresa ou país reflete direta ou indiretamente toda a cadeia mercadológica. Não se pode ficar alheio a isto, senão a empresa ou negócio estará fadado ao fracasso. Devido a atual competitividade o volume de trabalho exige dedicação e cuidado aos detalhes, muitas vezes exigindo que as tarefas a serem cumpridas perpassem o expediente natural. Dentro deste universo de competição acirrada, sobretudo o empresário ou profissional que busca estabilidade financeira e alavancar seu posicionamento pode “pagar um preço” alto por esta ascensão.
06
Fatalmente atrelado aos objetivos está o um alto volume de trabalho tanto na jornada diária, quanto nos momentos em que o trabalho precisa ultrapassar as “paredes” da empresa. Neste momento como parar um pouco e dar atenção a família? A resposta parece simples: os dois devem caminhar juntos. Neste processo a família precisa entender o trabalho daquele integrante e sua rotina. Depois disso é organizar tudo e não misturar assuntos de trabalho com assuntos familiares. Segundo Dolores Bordignon, “uma vida profissional saudável tem como consequência uma vida pessoal e familiar saudável e vice-versa. Tente gerir de forma equilibrada o tempo que dedica ao seu trabalho e à sua família”.
Um recurso simples e muito útil é a agenda, por exemplo. Dentro dos horários estabelecidos o que não for compromisso de trabalho deve ser encarado com o mesmo nível de respeito e seriedade, afinal também é parte importante do nosso crescimento enquanto seres humanos dedicar-nos aos cuidados particulares e relacionados à família. E nunca sabotar nenhum tipo de compromisso.
Uma outra forma de ganhar tempo diante das tarefas diárias são os aplicativos. Horas de filas em supermercados, bancos, lojas podem ser revertidas para horas de qualidade de vida. O ponto chave está aí, na qualidade. Se está no trabalho, esteja por inteiro. Tirou um tempo para curtir um filme? “Esqueça o mundo” e curta o momento de descontração.
Existe ainda uma tendência de trabalho que pode representar bem essa conciliação de carreira e família. O home office (ou “escritório em casa”), prática ganhou força durante esta pandemia, pode ser um real facilitador. O profissionalismo e dedicação podem acontecer da mesma forma independente do local em que se esteja. O desafio nesse cenário é manter a disciplina pois mesmo que esteja em ambiente familiar, naquele determinado horário o profissional está a serviço da empresa. Claro que estará presente na rotina da família, mas as atenções devem estar voltadas para as responsabilidades laborais.
O “pulo do gato” está em encontrar a versatilidade ao “virar a chave” de trabalho para casa. No lugar de enfrentar um trânsito para chegar em casa, basta sair do escritório para o sofá. Se precisar ir à padaria, pode chamar o filho para a “missão” e ainda parar um pouco no parque para brincar e registrar momentos que de fato são únicos, não repetem. Otimização de tempo também pode acontecer em compromissos de lazer.
Conciliar carreira com família requer atenção. É preciso dedicar- se a ambas as partes, saber dividir o tempo sem deixar nenhum dos dois de lado. A sociedade na qual estamos inseridos exige cada vez mais de nós e é preciso chegar a um equilíbrio.
Buscar resolver os problemas de trabalho no trabalho é a opção mais viável. Manter-se sempre informado sobre o que acontece em casa é indispensável. Não há segredo, é preciso saber o momento de parar e lembrar de si, caso contrário o rendimento no trabalho será afetado e o desgaste junto à família será inevitável.
—————————————–
Referências
• https://doloresbordignon.com.br/o-dificil-equilibrio-entre-trabalho-e-familia/
• Castro, Arildo Resende de. Pensar com Qualidade & Agir com Integridade. Recife: 2010
• Queiroz, Eugênio Sales. Em Busca da Excelência Profissional. São Paulo: 2017